O que é Ciberespaço?

O que é Ciberespaço?

CIBERESPAÇO: VOCÊ NÃO É LIVRE NAS REDES SOCIAIS

No vídeo desta semana do Dialogando que é canal do YouTube que professor de sociologia encontra material didático para suas aulas. Será apresentado pelo professor Paolo Totaro o conceito Ciberespaço.

Devemos enfatizar a relevância desse conceito, pois As redes sociais na sociedade contemporânea vêm assumindo um importante papel na vida cotidiana dos indivíduos. Cada usuário dessas plataformas digitais procura manuseá-las conforme seus interesses. Tais espaços digitais oferecem inúmeras oportunidades de entretenimento jamais vistas na história da humanidade.

O Facebook é a rede social que possui o maior número de usuários no mundo e define o seu objetivo em sua página oficial: “oferecer às pessoas o poder de partilhar, tornando o mundo mais aberto e interligado” (FACEBOOK, 2013). A ideia é de um espaço virtual descentralizado que oferece a possibilidade aos internautas acessarem diversos conteúdos sem serem submetidos a alguma atividade de controle heterônoma.

Contudo, pesquisadores do campo das novas tecnologias (PARISER, 2012, FAVA, JÚNIOR, 2014) indicam que essa ideia não condiz com a realidade, pois essa plataforma digital utiliza algoritmos que contribuem para reduzir a diversidade de informações e interações criando a chamada “bolha de filtro” que impacta dinamicamente na formação ontológica dos usuários da rede social, já que a filtragem acontece não de modo unilateral, mas na forma da interação, com o algorítmico que se adapta, e até estatisticamente prevê, as inclinações pessoais do usuário a partir de seus “cliques” com base nas suas escolhas anteriores. Temos com isso, uma forma de dominação que não acontece por meio de discurso, mas por via da performatividade dos indivíduos ao clicarem em conteúdos filtrados que são oferecidos apenas aquilo que agrada, criando para cada usuário um ambiente que não entra conteúdo oposto daquilo que ele gosta. Em consequência disso, esse sujeito se isola em si.

Conheça o participante do vídeo

Paolo Totaro
É Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)/RS e pós-doutor pela UNISALENTO (Itália) através do Programa de Pós-doutorado no Exterior financiado pela Capes. Atualmente é Professor Adjunto e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Sociologia – Instituto de Ciências Sociais (ICS), Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foi pesquisador pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNISINOS para o desenvolvimento do projeto “Laboratório de políticas culturais e ambientais no Brasil: gestão e inovação”, financiado pela CAPES/FAPERGS. Professor titular de Matemática Aplicada pelo Ministero Istruzione Università e Ricerca (MIUR) da Itália (1984-2004). Atua principalmente nas áreas seguintes: estudos críticos sobre os algoritmos, cultura do consumidor, epistemologia e metodologia quantitativa das ciências sociais

SAIBA MAIS SOBRE O PARTICIPANTE: http://lattes.cnpq.br/5573951313112255
Conheça mais o Dialogando:

O Dialogando é um canal do YouTube gerenciado por Caio dos Santos Tavares, Graduado em Ciências Sociais (ICS-UFAL) e mestrando em Sociologia (ICS-UFAL). Surgiu de uma necessidade de construir um material didático que teria a utilidade do cumprimento da carga horário do Programa de Residência Pedagógica que visa a imersão dos licenciandos no ambiente escolar contribuindo significativamente com o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura.

Aos poucos o projeto foi ganhando forma e apoio de inúmeros alunxs e professorxs da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especialmente do Instituto de Ciências Sociais (ICS). Nossa ideia foi a construir um dicionário de conceitos das Ciências Sociais (Ciência Política, Antropologia e Sociologia) e entrevista sobre teorias e temas que norteiam as preocupações dos cientistas sociais. Todo conteúdo áudio visual produzido pelo Dialogando teve com princípio trazer tais assuntos de uma forma clara e objetiva. Ao todo o projeto contou com a participação de 40 pessoas que se disponibilizaram a compartilhar conhecimentos das Ciências Sociais que possam contribuir com as aulas de Sociologia.

Objetivos do canal

Nosso canal oferece a oportunidade de uma aproximação entre a corpo docente e os discentes do ICS-UFAL com a Educação Básica. Portanto, sair dos muros da universidade e procurar transmitir o conteúdo das Ciências Sociais a sociedade civil. Assim, reforçando a importância do conhecimento das ciências sociais e eventualmente apresentando esse olhar de interpretar os fenômenos sociais a um público que não teve acesso em sua formação básica.

Em cada vídeo é buscado, em uma forma rápida e dinâmica, apresentar conceitos e teorias fundamentais das Ciências Sociais. Esse recurso didático tem a finalidade de atingir o público do ensino médio (alunxs e professorxs).

O Dialogando surge em um contexto de fortes ataques a permanência da Sociologia no ensino médio. Portanto, acreditamos que nossa iniciativa, mesmo que seja singela, possa de alguma maneira contribuir na resolução dos problemas que afligem cotidianamente a permanência da disciplina na educação básica.

Não esqueça, semanalmente são disponibilizados vídeos no nosso canal no You Tube, por tanto, não deixe de segui-lo.
O projeto conta com o apoio da Universidade Federal de Alagoas e do Blog Café com Sociologia.

Contatos:

Facebook: facebook.com/caiosantosdialogando
E-mail: [email protected]

Instagram: https://www.instagram.com/caiodossantostavares/
Inscreva-se no canal no YouTube!
DIALOGANDO ➡ #COMPARTILHANDOCONHECIMENTO😉

REFERÊNCIAS:

PARISER, Eli. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012

FACEBOOK. Key Facts. Facebook Newsroom, junho de 2013. Disponível em: . Acesso em: 02 de ago. 2020.

FAVA, Gihana Proba; PERNISA JÚNIOR, Gihana. Filtros Bolha nos Algoritmos do Facebook: Um Estudo de Caso nas Eleições para Reitoria da UFJF.Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Foz do Iguaçu, PR – 2 a 5/9/2014. Disponível em: .Acesso em 12 jul 2020.

 

 

 

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Floriano. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Deixe uma resposta

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: