Coisificação – sociedade do espetáculo
A sociedade do espetáculo e a coisificação do homem
Por Cristiano das Neves Bodart
Eu poderia gritar pelas ruas: tornei-me uma coisa! Tornei-me descartável! Sou um objeto de consumo imediato! A verdade é que o homem vem se transformando em coisa, em meio a tantas outras descartáveis! Claro que, se assim eu fizesse estaria consolidando ainda mais minha posição de coisa… de espetáculo aos curiosos.
tornaram-se também mercadorias. Seu preço? Variando conforme o prazer ou benefício temporário capaz de proporcionar, ou ainda à sua capacidade de criar outras coisas.
A objetificação (ou coisificação) é um termo que foi cunhado no início dos anos 1970 a fim de voltar-se para os indivíduos a nível de objeto, desconsiderando seu estado emocional ou psicológico. Originalmente, foi um conceito pensado para compreender o sujeito como resultado da história e da estrutura social em que estava inserido. Contudo, o conceito passou a ser adotado para a compreensão da desumanização dos homens em processo de transformação em “coisas”, objetos a serem valorizados ou desvalorizados na “sociedade midiática”.
Esse artigo tem muito material para pensar. Interessantíssimo.
Gostaria de saber quem começou com esse conceito.
Ótimo trabalho, artigo muito interessante e que fala sobre assuntos importantíssimos, meus parabéns!
O autor mais associado ao conceito é guy debord