O que é Dualismo estrutural?

O que é Dualismo estrutural?

Dualismo estrutural

Primeiramente, gostaríamos de destacar que no Canal Dialogando, no YouTube, o professor de Sociologia encontra material didático para suas aulas. Dito isto, neste vídeo é apresentado o conceito dualismo estrutural. Grosso modo, a ideia que será abordada é que temos dois Brasis: um Brasil moderno, desenvolvido e pungente e; o outro Brasil, arcaico e atrasado, que com desenvolvimento dificultado.

Acompanhe a explicação desse conceito por Arione Porto e Wendell Ficher.

Conheça os participantes do vídeo

Arione Porto da Silva

É aluno do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) . É ainda membro do grupo de pesquisa Federalismo, Políticas Públicas e desenvolvimento locado junto ao Instituto de Ciências Sociais da UFAL, onde tem estudado temas referentes aos conflitos ou inovações federativas bem como formulação, implementação e avaliação de política públicas.

SAIBA MAIS SOBRE O PARTICIPANTE: http://lattes.cnpq.br/8508925972664254

Wendell Ficher Teixeira Assis

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais(2002), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais(2005) e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2012).

Atualmente é pesquisador do ETTERN/IPPUR da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas.

É revisor dos periódicos da IdeAs, Ensino & Pesquisa (UFSM), Política e Planejamento Regional, Ciência Rural (UFSM. Impresso), Ciências Sociais Unisinos, Economia e Sociologia Rural (Impresso), Civitas: Revista de Ciências Sociais (Impresso), Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (ANPUR), INTERthesis (Florianópolis), ESTUDOS SOCIEDADE E AGRICULTURA (UFRRJ), Revisor de periódico da TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE (IMPRESSO), Revisor de periódico da TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE (IMPRESSO), TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE (ONLINE) e CADERNOS METRÓPOLE (PUCSP); membro de corpo editorial da Latitude, além de revisor de projeto de fomento do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; revisor de projeto de fomento do Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia e Meio Ambiente.

Atuando principalmente nos seguintes temas: Agrocombustíveis, monocultura de cana-de-açúcar, conflitos ambientais.

SAIBA MAIS SOBRE O PARTICIPANTE: http://lattes.cnpq.br/3079023734836951

Conheça mais o Dialogando:

O Dialogando é um canal do YouTube gerenciado por Caio dos Santos Tavares, Graduado em Ciências Sociais (ICS-UFAL) e mestrando em Sociologia (ICS-UFAL). Antes de tudo, importa destacar que o mesmo surgiu de uma necessidade de construir um material didático que teria a utilidade do cumprimento da carga horário do Programa de Residência Pedagógica que visa a imersão dos licenciandos no ambiente escolar. Disto isto, acreditamos que esse canal  irá contribuir significativamente com o aperfeiçoamento dos futuros professores de Sociologia , também, para a qualificação do ensino de Sociologia.

Assim, aos poucos o projeto foi ganhando forma e apoio de inúmeros alunxs e professorxs da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especialmente do Instituto de Ciências Sociais (ICS). Assim, nossa ideia foi a construir um dicionário de conceitos das Ciências Sociais (Ciência Política, Antropologia e Sociologia) e entrevista sobre teorias e temas que norteiam as preocupações dos cientistas sociais. Todo conteúdo áudio visual produzido pelo Dialogando teve com princípio trazer tais assuntos de uma forma clara e objetiva. Além disso, ao todo o projeto contou com a participação de 40 pessoas que se disponibilizaram a compartilhar conhecimentos das Ciências Sociais que possam contribuir com as aulas de Sociologia.

Objetivos do canal

Nosso canal oferece a oportunidade de uma aproximação entre a corpo docente e os discentes do ICS-UFAL com a Educação Básica. Portanto, sair dos muros da universidade e procurar transmitir o conteúdo das Ciências Sociais a sociedade civil. Assim, reforçando a importância do conhecimento das ciências sociais e eventualmente apresentando esse olhar de interpretar os fenômenos sociais a um público que não teve acesso em sua formação básica.

Em cada vídeo é buscado, em uma forma rápida e dinâmica, apresentar conceitos e teorias fundamentais das Ciências Sociais. Esse recurso didático tem a finalidade de atingir o público do ensino médio (alunxs e professorxs), bem como, graduandos em Ciências Sociais.

O Dialogando surge em um contexto de fortes ataques a permanência da Sociologia no ensino médio. Portanto, acreditamos que nossa iniciativa, mesmo que seja singela, possa de alguma maneira contribuir na resolução dos problemas que afligem cotidianamente a permanência da disciplina na educação básica.

Não esqueça! Semanalmente são disponibilizados vídeos no nosso canal no You Tube, por tanto, não deixe de segui-lo.

O projeto conta com o apoio da Universidade Federal de Alagoas e do Blog Café com Sociologia.

Contatos:

Instagram: https://www.instagram.com/caiodossantostavares/
Facebook: facebook.com/caiosantosdialogando
E-mail: [email protected]
Inscreva-se no canal no YouTube!
DIALOGANDO ➡ #COMPARTILHANDOCONHECIMENTO😉

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Centro de Educação da Ufal.

View more articles Subscribe
Leave a response comment1 Response
  1. Melissa
    agosto 19, 19:37 Melissa

    Esse tópico me ajudou bastante, obrigada

    reply Reply this comment
mode_editLeave a response

Deixe uma resposta

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: