O que é cidadania?

O que é cidadania?
cidadania

Em síntese, podemos conceituar cidadania como um conjunto de ações reivindicatórias cujo direcionamento é voltado para interesse da coletividade. É uma prática que busca melhorar a convivência, qualidade de vida e harmonizar a relação das pessoas que vivem na cidade, por isso a associação do termo com cidadania. Ela implica num aprendizado e aperfeiçoamento progressivo das práticas sociais para além das relações de consumos naturalizadas na sociedade capitalista.

 

Grosso modo, o termo “cidadania” remete ao sujeito que vive na cidade e compartilha parte da sua vida pessoal no espaço público. Originalmente, “cidadania” nos remete à vida na polis gregaDo latim, o termo tem origem na palavra civita, espécie de coletivo de cidadãos os quais formam o estado, o governo ou pátriaO conceito mais comum de cidadania diz respeito a sujeito que “cumpre seus deveres e luta pelos seus direitos”. O objetivo desse texto é discutir as limitações desse último conceito.
Se cidadão é o indivíduo que mora na polis ele precisa ser reconhecido como tal. Na antiga Atenas, por exemplo, o cidadão era um adjetivo extremamente restritivo, cujo conjunto englobava homens livres, maiores de dezoito anos e nascidos em Atenas. Na contemporaneidade, cidadão diz respeito ao individuo que é reconhecido formalmente pelo Estado; tão somente pelo registro de nascimento.
consumismo
Porém é preciso ter cuidado para não confundir este conceito com as soluções individualistas propagadas pelo próprio sistema de competição hoje vigente: ou seja, o indivíduo que prefere pagar pela própria segurança em um condomínio fechado ou contratando segurança particular, não exigindo que o poder público exerça seu papel de legítimo detentor do poder policial e da segurança pública.

E um dos grandes problemas para o exercício cidadão em nossa sociedade é exatamente o individualismo incentivado pela sociedade de consumo e pelo neoliberalismo. Ao nos preocuparmos apenas com nós mesmos, ao abandonar a defesa da coletividade, estamos enfraquecendo a cidadania em nosso país, assim como nossos próprios direitos.

 

 

 

Referência

SILVA, Maciel Henrique; SILVA, Kalina Vanderlei. Dicionário de conceitos históricos. Editora Contexto, 2010. p. 50.
Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Floriano. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: