Conceito e tipos de mobilidade social

Conceito e tipos de mobilidade social

 Mobilidade social

Por Roniel Sampaio Silva
Mobilidade social
Mobilidade, vem do Latim mobilis, “o que pode ser movido, deslocado, é passível de movimento”. A palavra celular do inglês é mobile.
Para sociologia, mobilidade social é um conceito de extrema importância uma vez que tal atributo representa o nível de deslocamento social dentro dos vários estratos que existem na sociedade. Os aspectos dinâmicos do interior dos estratos sociais costumam ser percebidos através do que os sociólogos chamam de mobilidade social e nem sempre esta impressão que temos corresponde de fato com o deslocamento de indivíduos de uma camada para outra da sociedade. Neste sentido, podemos remeter a Giddens (2005)  para apresentar o conceito de mobilidade social:

“Refere-se ao deslocamento de indivíduos e grupos entre posições socioeconômicas diferentes”

Com base na citação surge a pergunta: professor, como é possível ter um deslocamento se não temos uma distância? Assim  como a Geografia usa o conceito de espaço geográfico, um sociólogo chamado Sorokin criou um termo chamado “espaço social”. Enquanto no espaço geográfico as referências são elementos naturais: montanhas, rios, oceanos e o sol; o espaço social as referências são constituídas socialmente e dentro deste sistema é possível localizar o indivíduo através das suas “coordenadas sociais”: o filho do promotor, advogado ou presidente. Toda esta esfera de localização tem uma dimensão simbólica que alimenta o imaginário popular.
Além destes fatores citados há vários outros que permitem localizar o indivíduo ou grupo dentro do espaço social. Condição financeira, bairro que mora e status social. Giddens chama de mobilidade lateral, por exemplo, o fato de mudar-se de um bairro para o outro.

Principais tipos de mobilidade social são “horizontal” e “vertical”

Quando há mobilidade horizontal a pessoa muda de posição dentro de um determinado grupo, mas permanece no mesmo estrato social. A exemplo disto temos o caso de morador que se torna síndico. Ele não muda substancialmente de renda, status ou poder aquisitivo, mas percebe-se que a posição social dele é maior dentro da esfera simbólica por conta do cargo que ele ocupa.
No outro exemplo de mobilidade –  a vertical –  o indivíduo ou grupo mudam nível ou estrato social. Por exemplo, uma pessoa que passa num bom concurso público e outrora era integramente da classe “C”, pode deslocar-se para a “B” ou outra classe.
Agora que vimos os principais tipos de mobilidade, podemos ver como os sociólogos analisam estas dinâmicas. Como possibilidade de estudo podemos fazer um estudo da mobilidade social de várias gerações diferentes ou a partir da mesma geração. Para isso temos abordagem intrageracional e intergeracional.
Da mesma forma que o indivíduo pode ascender socialmente dentro dessa dinâmica de posições e deslocamentos sociais, é possível ir para um nível ou estrato mais baixo. Para isso, podemos diferenciar a mobilidade social ascendente, quando os sujeitos vão para um nível social superior e descendente, quando vão para um nível social inferior. Ressumindo, “E o motivo todo mundo já conhece é que o de cima sobe o debaixo desce…”
Por fim, podemos concluir que mesmo que na sociedade haja elementos estáticos, há outros que são dinâmicos  É preciso conhecer bem esta dinâmica para compreender que rumos tomaremos como sujeitos sociais.
Nesta perspectiva, é possível avaliar a meritocracia de um país justamente pela possibilidade de mobilidade social. Nessa direção “analisando esta cadeia hereditária quero me livrar dessa situação precária”.

 

Esquema:

 

 Publicado originalmente 17 de janeiro de 2013
Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Floriano. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

View more articles Subscribe
Leave a response comment6 Responses
  1. Anônimo
    agosto 24, 08:39 Anônimo

    Excelente Blog, vou continuar seguindo.

    reply Reply this comment
  2. Anônimo
    setembro 11, 16:43 Anônimo

    Adorei o Blog,parabéns.

    reply Reply this comment
  3. Felipe Teixeira Fernandes
    setembro 21, 16:20 Felipe Teixeira Fernandes

    Para sociologia, mobilidade social é um conceito de extrema importância uma vez que tal atributo representa o nível de deslocamento social dentro dos vários estratos que existem na sociedade.

    reply Reply this comment
  4. Felipe Teixeira Fernandes
    setembro 21, 16:33 Felipe Teixeira Fernandes

    Para sociologia, mobilidade social é um conceito de extrema importância uma vez que tal atributo representa o nível de deslocamento social dentro dos vários estratos que existem na sociedade.

    reply Reply this comment
  5. Meuri Freitas
    Maio 28, 15:58 Meuri Freitas

    MARAVILHO ESTE ESTUDO, ME AJUDOU MUITO NO SEMINÁRIO QUE APRESENTEI.

    reply Reply this comment
  6. Meuri Freitas
    Maio 28, 15:58 Meuri Freitas

    Maravilhoso este estudo, me ajudo no seminário que apresentei.

    reply Reply this comment
mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: