O que é Lazer?

O que é Lazer?

O que é Lazer?[1]

Francisco Willams Ribeiro Lopes[2]

Francisco Willams Ribeiro Lopes

Francisco Willams Ribeiro Lopes é um dos autores do livro “Conceitos e categorias do ensino de Sociologia, vol.2 (2021).

O lazer é uma atividade indispensável para garantir a qualidade de vida da população. As formas de desfrutá-lo e o conteúdo das atividades se constituem, assim, como vias para a compreensão de aspectos da vida cotidiana e dos valores sociais contemporâneos. A Sociologia mostra que o lazer não resulta de uma vontade individual, mas é um fenômeno marcado pela complexidade de fatores econômicos, políticos e socioculturais.

O conceito de lazer refere-se a um conjunto de atividades físicas, artísticas, culturais ou sociais, realizadas pela pessoa humana em um tempo liberado das obrigações profissionais, familiares, espirituais e políticas, cuja finalidade é a autossatisfação, o bem-estar e o prazer pessoal. Esse conceito foi desenvolvido pelo sociólogo francês Joffre Dumazedier, que apresenta o conceitos como

 

“[…] um tempo que a redução da duração do trabalho e a das obrigações familiares, a regressão das obrigações sócio-espirituais e a liberação das obrigações sócio-políticas tornam disponível; o indivíduo se libera a seu gosto da fadiga descansando, do tédio divertindo-se, da especialização funcional desenvolvendo de maneira interessada as capacidades de seu corpo ou de seu espírito” (DUMAZEDIER, 2008, p. 92).

 

Nessa perspectiva, o lazer ocorre principalmente em quatro períodos: do fim do dia, o do fim de semana, o do fim de ano (férias) e o do fim da vida (aposentadoria), que são preenchidos com atividades que se voltam para os chamados três “D’s”: descanso, diversão e desenvolvimento da personalidade. Todavia, com as diferentes modalidades de trabalho na contemporaneidade, o lazer não se limita aos quatro períodos mencionados, podendo ser encontrados sentidos e formas conjugados ao trabalho (DE MASI, 2000).

A prática do lazer se deu mediante condições objetivas, relacionadas a mudanças políticas, econômicas e socioculturais que possibilitaram a existência de um tempo liberado de trabalho e, ao mesmo tempo, condições subjetivas que passaram a valorizar o lazer, encontrando nele a oportunidade para o descanso, o divertimento e o desenvolvimento pessoal.

O texto publicado no livro Conceitos e Categorias do ensino de Sociologia, vol. 2, “O que é Lazer?” (LOPES, 2021), aprofunda a compreensão sociológica sobre esse conceito apresentando-o  em movimento, isto é, em seu contexto de origem e como foi apropriado ao longo da história.

Referências Bibliográficas

DE MASI, Domenico. O ócio criativo. 10. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.

DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do lazer. São Paulo: Perspectiva, 2008.

LOPES, F. Willams R. O que é Lazer?. In: BODART, Cristiano das Neves (Org.). Conceitos e categorias do ensino de Sociologia, vol.2. Maceió: Café com Sociologia, 2021.

Como citar este texto:

LOPES, F. Willams R. O que é Lazer. Blog Café com Sociologia. mar. 2021. Disponível em: ttps://cafecomsociologia.com/conceito-lazer/

Notas

[1] Texto derivado do capítulo publicado em “Conceitos e categorias do ensino de Sociologia” (2021).

[2] Doutor em Sociologia. Professor de Ciências Sociais na Universidade Federal do Ceará.

 

 

Versão em PDFAQUI

 

Conceitos e categorias do ensino de Sociologia

Acompanhe nossas redes sociais para não perder nenhum conteúdo:

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Centro de Educação da Ufal.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Deixe uma resposta

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: